Nos últimos anos, a sociedade começou a perceber que, quando colaboramos uns com os outros, fica muito mais fácil alcançar nossos objetivos. Isso pode explicar, em parte, o crescimento do cooperativismo – movimento baseado na colaboração para tornar o mundo mais justo, inclusivo e fraterno.
Em todo o globo, esse modelo econômico é a principal fonte de renda para mais de 1 bilhão de pessoas. Somente no Brasil, o segmento cresceu cerca de 10% em 2017, e hoje emprega mais de 350 mil pessoas e beneficia 51,6 milhões de brasileiros, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Esses são alguns números que mostram que esse modelo de negócio não favorece apenas os associados. Em sua missão de gerar benefícios comuns a todos, o cooperativismo promove o desenvolvimento sustentável e inclusivo, melhorando a qualidade de vida nas comunidades onde está presente.
Confira, a seguir, 5 motivos que explicam por que o cooperativismo é importante para o mundo e os impactos positivos gerados por ele.
O grande objetivo desse movimento é o crescimento mútuo dos cooperados, e não o lucro. Dessa forma, todos os produtos e serviços oferecidos por uma cooperativa são pensados para garantir mais qualidade de vida para o maior número de pessoas. Além disso, todas as decisões são tomadas em conjunto e os resultados são distribuídos entre os cooperados e investidos em melhorias na própria instituição, por meio de um sistema em que a colaboração de cada um contribui para o sucesso de todos.
As cooperativas geram empregos e movimentam a economia, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuam como um todo. Além disso, elas desenvolvem políticas e iniciativas que contribuem para tornar a sociedade mais justa e os valores humanos mais respeitados. Inclusive, o compromisso com o desenvolvimento sustentável está previsto num dos princípios norteadores do cooperativismo: o interesse pela comunidade.
A missão do cooperativismo de tornar o mundo melhor passa, necessariamente, por estimular a adoção de um estilo de vida mais sustentável. Quando respeitamos o meio ambiente, evitamos as compras por impulso e combatemos o desperdício, por exemplo, contribuímos para reduzir o volume de lixo no planeta e, ainda, praticamos a cidadania financeira. Afinal, quanto menos dinheiro gastamos com coisas desnecessárias, mais fácil fica realizar as conquistas que desejamos.
Já o desenvolvimento sustentável de uma comunidade passa, necessariamente, pela educação. A Credifoz, por exemplo, conta com o Programa de Integração e Desenvolvimento dos Cooperados e Comunidade, o PROGRID. Por meio dele, a Cooperativa promove cursos e eventos que contribuem para o crescimento pessoal e profissional dos cooperados, garantindo mais qualidade de vida a todos.
As cooperativas seguem 7 princípios e 8 valores que norteiam seu relacionamento com a comunidade. Esse conjunto de preceitos é colocado em prática diariamente ao oferecer soluções mais acessíveis aos cooperados, promover políticas e ações de responsabilidade social e investir em tecnologias sustentáveis, entre outras iniciativas. Esse trabalho contribui, ainda, para o desenvolvimento sustentável das comunidades e a construção de um país mais justo e fraterno.
Viu só por que o cooperativismo é importante para toda a sociedade? Se você ainda não faz parte do movimento, nunca é tarde para se associar à cooperativa que você mais se identifica, desfrutar de vários benefícios e, ainda, gerar recursos para a sua região. E se você já é cooperado, conte para seus conhecidos sobre os benefícios do movimento e colabore ainda mais para ser um agente de transformação!