Projetos da cooperativa serão apresentados na ONU em 2023
A iniciativa inédita da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), com o apoio do Banco Central, premiou a Credifoz em quatro das cinco categorias do Reconhecimento Inovação com Propósito. A avaliação é feita em nível nacional por um conselho consultivo, que identifica a capacidade de gestão e inovação das cooperativas, alinhadas com o seu propósito. A análise ocorreu em duas fases: preenchimento de um questionário e entrevista.
A cooperativa catarinense foi reconhecida nas categorias Inovação com Propósito, Inovação Colaborativa, Inovação Participativa e Desenvolvimento de Capacidades, Estrutura e Recursos com os projetos PA Móvel, Econlab, Programa Fortaleça, Riqueza Compartilhada, Assembleias Digitais e Oceano de Conexões. “A Credifoz desenvolve diversos trabalhos voltados para a comunidade e para o meio ambiente, valorizando o espírito cooperativista. O Programa Fortaleça, por exemplo, foi fundamental no período de pandemia, auxiliando as pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho. Já com a ação Riqueza Compartilhada, plantamos 50 mil mudas de árvores para celebrar a marca de 50 mil cooperados,” diz Silvano Lazarini Junior, diretor executivo da Credifoz.
Os projetos da Credifoz que concorreram ao selo de Reconhecimento Inovação com Propósito serão apresentados na Organização das Nações Unidas (ONU), em 2023. A ação foi realizada pela primeira vez e passa a ser anual. O objetivo é comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para a expansão do setor, alinhada aos propósitos do cooperativismo.