Férias é tempo de descanso para os pais e de diversão para a garotada. O problema é que, às vezes, o dinheiro é curto e nem sempre é possível investir em grandes passeios em família. Especialmente nesta época em que se acumulam despesas extras como os presentes de Natal, a compra do material escolar e o pagamento do IPTU e do IPVA, entreter os filhos se torna uma missão ainda mais desafiadora.
Mas existem jeitos de fazer a criançada gastar energia e ter momentos inesquecíveis gastando quase nada. Com um pouco de disposição e criatividade, dá para fazer programas muito legais sem precisar nem mesmo sair de casa.
Separamos, a seguir, algumas ideias excelentes para os pequenos se divertirem e, ao mesmo tempo, estimularem a imaginação e a capacidade criativa. Além de fazerem bem para as crianças, essas brincadeiras também são ótimas atividades para os pais, estimulando-os a sair da rotina e a conhecer novos passatempos e lugares interessantes. Confira!
1 – Passeios gratuitos
Que tal aproveitar as férias da garotada para curtir aquele programa que há tempos você não faz? Você pode levar seu filho para um passeio no parque, visitar um museu, fazer um piquenique na praça ou apresentar a ele a biblioteca da cidade. Ah, e já que a nossa região é rica em praias, que tal combinar de tomar um sol com algum amigo e pedir para ele levar o filho junto? Mar e céu azul são sinônimos de diversão para a garotada!
2 – Acampamento em casa
Você nem precisa ter uma barraca de camping para isso. É só vocês montarem uma estrutura com cadeiras, colchões, lençóis e travesseiros na sala, no quarto ou no quintal. Aproveite o momento e promova brincadeiras divertidas e interativas, como contar histórias, cantar, jogar jogos de tabuleiro e fazer um lanche bem gostoso. Ah, e fazer essas atividades sob a luz de uma lanterna deixa tudo ainda mais divertido.
3 – Teatrinho
Essa é uma ótima forma de estimular a criatividade da criança. Vocês podem improvisar um palco no quintal ou na sala, montar as próprias fantasias, criar uma história e dar boas risadas juntos. Para fazer o figurino, basta misturar roupas, aproveitar tecidos antigos, fazer uma maquiagem bem colorida e penteados engraçados. Vocês irão se divertir para valer!
4 – Sessão de cinema
Quem não ama um filminho? Mas a diversão pode iniciar antes mesmo de vocês começarem a assistir à história. Primeiro, selecione alguns temas e faça uma votação entre a família. Depois, convide os pequenos para ajudarem você a fazer uma decoração temática e a preparar a pipoca e as outras guloseimas que serão saboreadas. Após o filme, desafie os pequenos a criarem as próprias histórias de aventura e contarem para todos. Já as crianças maiores podem escrever o enredo em blocos de papel.
5 – Mini-horta
Cultivar frutas e verduras em casa com os pequenos é uma boa forma de estimular as crianças a terem contato com a natureza e a se alimentarem de forma saudável. Se vocês moram em apartamento ou não tem espaço para fazer uma pequena horta em casa, uma ideia é plantar seus temperos preferidos em vasinhos. Criem o hábito de regar as mudinhas corretamente e, depois, façam juntos a colheita e o preparo dos alimentos no almoço ou jantar. Seu filho com certeza vai se sentir muito orgulhoso de tudo isso!
6 – Brinquedos com material reciclável
Que tal transformar uma garrafa pet que iria para o lixo num carrinho? Ou dar vida a palitos de madeira e papel de seda transformando-os numa bela pipa? Na internet, é possível encontrar vários tutoriais ensinando como reaproveitar materiais recicláveis e transformá-los em brinquedos. Assim, vocês vão usar e abusar da imaginação e curtir muito o tempo juntos.
E então, o que achou das ideias que listamos para você curtir as férias com as crianças sem gastar muito? Esperamos que você consiga colocar algumas dessas atividades em prática com a sua família ou que elas sirvam de inspiração para vocês criarem, juntos, outras brincadeiras.
Aproveite e compartilhe este artigo com outros pais que você conhece. Assim, eles também terão a oportunidade de se divertir e ficar mais perto dos filhos durante o período de descanso, sem cair na mesmice e sem doer no bolso.