O início de ano sempre vem acompanhado de despesas extras que podem complicar a vida de quem já está com boa parte do orçamento comprometido por causa dos presentes de Natal, da confraternização de Réveillon e da viagem de férias da família. Entre os gastos mais conhecidos dessa época estão a compra do material escolar e o pagamento do IPVA e do IPTU.
E, já que não tem como deixar esses custos fora do orçamento, o jeito é economizar ao máximo no pagamento de cada um deles para a vida financeira não sair dos trilhos, não é mesmo? Por isso, separamos 3 dicas para ajudar você a não gastar sem necessidade. O seu bolso e a sua tranquilidade agradecem!
Compre o material escolar de forma conjunta
Para driblar os preços altos, que tal combinar com outros pais de comprar alguns itens da lista de forma conjunta? Adquirindo produtos em grande quantidade, fica mais fácil negociar preços melhores e todo mundo economiza. O WhatsApp pode ser um grande aliado para você nessa tarefa, pois o grupo pode compartilhar os preços e definir mais facilmente o volume de itens que deve ser comprado.
E se seus filhos estudam em escola particular, onde os livros didáticos precisam ser comprados, uma dica é adquirir materiais de segunda mão. Converse com pais de alunos que estão em uma série mais adiantada, confira se as obras exigidas são as mesmas e reaproveite o que for possível.
Planeje o pagamento do IPVA do carro
Já é rotina para os motoristas: início do ano significa cobrança de IPVA. O imposto, que é cobrado anualmente, pode ser dividido em até 3 vezes sem taxas adicionais ou juros. Porém, vale lembrar que pagar no dia certo é a melhor forma de ficar livre dos encargos gerados pelo atraso. Evite, também, quitar o tributo utilizando cartão de crédito, evitando os juros bancários.
Se planejar para o pagamento do IPVA também é uma boa forma de não ser pego desprevenido com os valores. Para isso, entre no site do Detran de Santa Catarina e informe a placa e o RENAVAM do seu veículo. Além de ter acesso ao valor do imposto, você também poderá saber quando é a taxa de licenciamento e se preparar para quitá-la.
Avalie a melhor forma de quitar o IPTU
O que é mais vantajoso: pagar o IPTU à vista ou parcelado? A resposta vai depender do percentual de desconto definido por cada cidade. Nesse caso, vale à pena pagar à vista, desde que isso não lhe cause problemas no orçamento.
Geralmente, os sites das Prefeituras disponibilizam a possibilidade de consultar online o valor do IPTU. Assim, você já pode ir juntando o dinheiro para quitar o imposto sem se apertar. Ah, e lembre-se: pague sempre o boleto em dia, assim você evita multas e outras pendências com os órgãos municipais.
O artigo foi útil para você? Então compartilhe-o com seus amigos e conhecidos para que eles também saibam como economizar no pagamento das despesas do começo de ano.
Ah, e se precisar de uma forcinha para quitar esses gastos extras, a Credifoz oferece diversas modalidades de crédito para ajudá-lo. Venha conversar conosco e indicaremos a melhor solução para você!